sábado, 26 de março de 2016

Palestra para casais em Hernandárias



No dia 18 de março ministrei uma palestra para casais na Igreja Evangélica Neotestamentária de Hernandárias no Paraguai,tendo minha esposa Rosangela, como auxiliar.
O tema da pregação foi “As rapozinhas que destroém os vinhedos”.
26 casais participaram do evento.
 
 Na abertura a missionária Rosangela Lins Almeida convidou  para ir à frente o casal que tinha mais tempo de vida conjugal e também o casal mais novo e deu a eles um pequeno presente.
O casal com mais tempo de vida conjugal, tem 44 anos de casados. É o diácono Dionisio Benitez  e sua esposa, Porfíria. O presente que ele recebeu foi uma rapadura de amendoim (claro que é uma brincadeira do missionário) e a esposa ganhou  um vaso com a planta Kalanchoé, conhecida como fortuna.
 O casal mais jovem da igreja, que estava presente, foi Sérgio e Marlene  Rojas. Eles tem quatro meses de casados Ele recebeu um pacote de erva mate Romance e ela uma planta  Kalanchoé,  também conhecida como fortuna. 

 A missionária Rosangela também convidou uns dos irmãos voluntários para participar de uma atividade. Era abrir uma banana e comer. O voluntário foi irmão Javier Penayo. Este ao abrir a banana teve uma surpresa. A banana estava cortada no meio. Depois foi explicado o  significado desta dinâmica.
A minha mensagem foi  baseada no texto de Cantares 2:1-15 vs.15, "Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”, v. 15
Este  texto mostra as pequenas coisas que vão entrando no casamento e com o passar do tempo o casamento está desgastado e deixando de produzir fruto de boa qualidade.
As raposinhas
São pequenos hábitos e comportamentos, pequenas desavenças e frustrações, acumuladas ao longo dos anos que sugam a seiva do amor e matam a felicidade do casamento.
São os pequenos problemas que parecem insignificantes aos olhos dos cônjuges, pequenas circunstâncias mal resolvidas.
As raposinhas são um símbolo daquilo que parece inofensivo, mas que no futuro trarão desgostos no relacionamento conjugal.

O tema central foi: “Raposinhas que destroem o relacionamento conjugal”:
  • ·         A Raposinha da Crítica. 
  • ·         A Raposinha da Incompatibilidade de gênio (arrogância, egoísmo).
  • ·         A Raposinha da falta de Diálogo - comunicação:
  • ·         A Raposinha das Dívidas - descontrole financeiro
·         E outras mais.
Outros casais foram convidados para que, voluntariamente, fossem à frente e fizessem uma declaração pública de amor um ao outro. Terminada a declaração a missionária os presenteava. Tarefa fácil para um casal que se ama, mantém um bom relacionamento conjugal e tem uma vida regida pela Palavra de Deus
Dario e Lucy Gutierrez foram os primeiros voluntários.
Pablo e Lóida Escobar também fizeram declaração mútua de amor.
 Os irmãos sorrindo ao ver os casais fazendo a declaração um para o outro; algo tão simples que está faltando em muitos matrimônios.
 A Igreja deve sempre estudar os temas relacionados a vida matrimonial e promover esse tipo de palestras para o fortalecimento dos lares e evitar grandes problemas que se iniciam com as "raposinhas" (pequenas coisas).

O tradutor foi o irmão Adrián Ferri.
  Agradecemos a Deus a oportunidade de compartilhar a Sua Palavra com os irmãos de Hernandárias e a igreja pelo convite, hospitalidade e carinho com que nos brindam sempre.


Nenhum comentário: