domingo, 6 de setembro de 2015

Retiro de Famílias 2015 - Ano XXXIII/2 - Estudos

AS PROVAÇÕES – II

Pastor Nano Yamamoto, de Campo Grande, MS

Nessa tarde de domingo, seis de setembro de 2015, o Pastor Nanao Yamamoto, da Igreja Evangélica Neotestamentária da Vila Planalto, Campo Grande, MS, voltou a abordar o tema “As provações”. Dessa feita, com o propósito de analisar as últimas provações sofridas por Jó, bem como a reposta final de Deus ao seu servo, por ter enfrentado todas as provas com fidelidade.

Sara e seu pai Peter Rees Jr

Jó, servo temente a Deus, foi alvo de uma provação tão intensa, maior do que aquilo que, normalmente, nós possamos imaginar. Ele era um homem rico, com uma boa família: esposa e filhos. Era uma pessoa saudável. E ele foi testado em todos esses aspectos de sua vida. Perdeu seus bens, seus filhos, seu casamento se tornou impossível e ate o seu hálito era difícil de suportar. Diante de tudo isso, o que se pergunta é: por que Jó teve que passar por tão grande prova? Nem sempre é fácil de compreender isso. Qual é o propósito de Deus quando permite que seus servos mais fiéis sejam provado?
Victor, de Rondonópolis, MT
Algo semelhante aconteceu com José, filho de Jacó, neto de Isaque, bisneto de Abraão. Era um jovem muito querido por seu pai, um dos filhos de Raquel, a mais amada de suas mulheres. Tinha muita sabedoria, porque Deus lhe havia abençoado com esse dom. Conseguia interpretar sonhos. Certa vez teve um sonho que se referia a um longo período de seca na face da Terra. Foi criticado porque a interpretação suscitava o entendimento de que um dia, tanto seus pais como seus irmãos se prostrariam diante dele. Seus irmãos, que já não gostavam muito dele, passaram a odiá-lo ainda mais. E, extravazando esse ódio, venderam-no ao Egito como escravo, indo José servir na casa de Potifar.

Na casa de Potifar, José sofreu intensa perseguição de sedução, vinda da parte da esposa desse homem. Pela sua dedicação e empenho, José recebeu autoridade para administrar a casa de Potifar. Mas, infelizmente, foi também alvo de uma armadilha engendrada pela esposa de Potifar, que tinha interesse sexual em José. E como José recusava sua sedução,ela inventou coisas sobre ele e as contou ao seu marido. Porifar ficou furioso com José e o mandou para a prisão.

Na prisão, José encontrou com dois outros presos do faraó do Egito: o mordomo e o copeiro. Estes homens tiveram sonhos e José os ajudou na interpretação. Um deles seria executado e o outro seria readmitido na corte de faraó. Então José pediu a esse homem que não se esquecesse dele.
E foi através desse homem que José foi levado à presença de faraó do Egito para interpretar um sonho que esse tivera. Sonho  esse que se referia a uma grande seca que viria na Terra, depois de sete anos de fartura e abundância.
José deu sugestões ao faraó para enfrentar a seca. Faraó apreciou e decidiu então colocar José como Governador de toda a terra do Egito, com a finalidade de administrar as atividades de enfrentamento da seca.
Rosana, Dulcineide, Rosângela e Lourdes
E José cumpriu o seu encargo, acumulando mantimento nos armazéns de faraó durante sete anos, destinados ao suprimento do período de seca. E chegando a seca, José pode atender não somente a população do Egito, como também das nações vizinhas, inclusive a sua família, que veio de Canaã até o Egito para comprar mantimento, sem saber que José era o governador daquela terra, pois Deus, providencialmente o coocara lá para executar o seu plano de socorro ao seu povo.
Outros que também passaram por intensa provação foi Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede Nego. Daniel foi jogado na cova dos leões porque não deixou de orar e adorar a Deus, apesar da proibição de Nabucodonosor. O mesmo aconteceu com os outros três jovens. Esses rapazes foram instrumentos de um projeto divino para mostrar a Nabucodonosor o seu devido lugar. Seu poder não era nada. Todo o poder sempre fora de Deus e Nabucodonosor precisava reconhecer isso, o que de fato aconteceu, levando os assírios a valorizar o Deus de Israel.
Mas, voltando a Jó, vimos que ele passou por diversas provações: Na primeira, perdeu seus bens; na segunda, perdeu seus filhos; na terceira, seu casamento foi o alvo; na quarta, sofreu ataques em sua boa fé. Isso já foi visto, mas as provas de Já não pararam por aí. Em sua quinta prova, ele perdeu os amigos, que se viraram contra ele.
De tudo isso, o que se vê é que Deus tem um propósito quando permite que seus servos sejam provados.
Assim diz a Palavra:
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1:2-4.
 
Sarah, Ariely e Altamiro Luz
Aqui temos o objetivo da provação de Jó. E agora vamos ver o que Deus fala com Jó.
Assim diz a Palavra:
Respondeu mais o SENHOR a Jó, dizendo:  Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argui assim a Deus, responda por isso. Então Jó respondeu ao SENHOR, dizendo: Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca. Jó 40:1-4.

Nós não devemos contender com Deus. Quando Ele age, sempre tem em vista o que é melhor para nós. Devemos sim, reconhecer isso, que Deus somente quer o nosso bem e deixar que Ele conduza os nossos passos pela vida.
ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:1-6.
Devemos abrir o nosso coração para que Deus nos fale. E teremos muitas bênçãos para receber por conta disso. Assim foi com Jó, homem temente a Deus e assim poderá ser com nós, se também formos obedientes.
Missionários Isaias e Rosângela Almeida
Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó. Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó. E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Jó 42:7-10.
É de ver que o propósito de Deus, ao permitir a provação de Jó era o fortalecimento de seu servo Jó. E Deus lhe devolveu tudo o que tinha antes, dobrando tudo o que perdera. Certamente, Jó não esperava que Deus lhe tratasse daquela forma. É possível que só esperasse a morte naquele momento. Mas esse não fora o propósito de Deus.
Pastor Nanao e Reny Yamamoto
Deus o recompensou sobremaneira. E é isso que pode acontecer com qualquer de nós que suportar com perseverança a provação.
Deus é fiel. Nós poderemos ser infiéis, mas Deus não. Deus é sempre fiel. Ainda que nós não entendemos, se amamos a Deus, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam.

Essa foi a mensagem da tarde de seis de setembro de 2015, apresentada pelo Pastor Nanao Yamamoto, da Igreja Neotestamentária de Campo Grande, MS.

Nenhum comentário: