terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O TEMPO DE DEUS

O TEMPO DE DEUS.

Tenho escrito alguns artigos sobre o tema “Pressa x Paciência”.  Tenho falado sobre esperar o tempo de Deus em todas as coisas. De se lembrar sempre que Deus é Deus e nós somos nós. De que os nossos pensamentos não são os de Deus e nem os Seus caminhos os nossos caminhos, e a diferença é imensamente grande; por que assim como os Céus são mais altos do que a terra, assim é a diferença entre os nossos pensamentos e os de Deus e entre os nossos caminhos e os Seus. Is. 55:8,9.  
Querer viver fora do tempo de Deus é querer que Deus viva dentro do nosso tempo. É querer estipular para aquele que é o dono do tempo, que viva dentro do nosso “tempinho”. 
As consequências disto geralmente trazem grandes prejuízos.
Temos um exemplo no Rei Ezequias. Ele estava doente de uma enfermidade mortal. Deus deu ordem ao profeta Isaías para que fosse a Ezequias informar-lhe de que morreria daquela enfermidade; porém, antes de sua morte ele teria um TEMPO de por em ordem as coisas da sua casa. Ele se levantaria, provavelmente, resolveria as questões pendentes, arranjaria tudo o que fosse necessário e assim descansaria em paz, dentro do tempo e da vontade de Deus.
 O profeta Isaías deu o recado e se foi outra vez.  O rei Ezequias, porém, deitado como estava, não aceitou a vontade nem o TEMPO de Deus e orou, se lamentou, chorou muitíssimo ali mesmo na sua cama, tentando fazer com que Deus visse o quanto ele tinha sido integro, fiel, andando diante de Deus, reto aos Seus olhos, e chorou muitíssimo, como se dissesse: Senhor, que “papelão” o Senhor está me fazendo!
O profeta Isaías já estava longe retornando do recado que havia dado e Deus pediu para que ele voltasse porque o Rei Ezequias “Não havia aceitado o tempo de Deus”. Deus disse a ele: “Volta e dize ao príncipe do meu povo, ouvi as tuas orações e vi as tuas lágrimas; eis que te curarei e ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei a ti e a esta cidade e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo”.
Deus deu ordem ao profeta Isaías que, ao retornar, providenciasse uma pasta de figos e levasse para que pusessem sobre a ferida de Ezequias; e assim ele ficou curado.
Ezequias, esplêndido, radiante, por ter sido curado tão maravilhosamente, empolgado demais, ao receber umas visitas e uns bons presentes de alguns representantes de nações, inclusive da Babilônia, “resolveu mostrar sua empolgação mostrando toda a riqueza do Reino aos mensageiros! Lhes mostrou toda a casa do tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, o seu arsenal e tudo o quanto achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem na casa nem em todo o seu domínio que Ezequias não lhes mostrasse”. 2 Rs. 20:12,13.  Pronto, estava armada a cilada contra si mesmo! 
 Isaías o profeta veio outra vez a Ezequias, indagar sobre aquelas visitas, sobre o que eles disseram, sobre o que eles haviam vistos. Ezequias informou o seguinte: “Eles vem de uma terra ‘longínqua’, vieram da Babilônia”. Eu lhes mostrei todas as coisas, tudo o que tem aqui, nada deixei de mostrar a eles. “Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a Palavra do Senhor: Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até o dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, diz o Senhor. Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia”. 
Que tristeza! Não haveria necessidade de nada disto se Ezequias tivesse aceitado o TEMPO DE DEUS!  Ele teve que dizer suspirando: “Pois pensava: Haverá paz em meus dias”. 
Aí você pergunta: Por que Deus deixou que isso acontecesse? Eu respondo: Deus apenas permitiu, consentiu, autorizou o que Ezequias preferiu e proferiu. Aí a gente entende a vontade permissiva de Deus. Esta não era a Sua vontade soberana; a Sua vontade soberana era a que ele havia dito através do profeta Isaías, de que Ezequias morreria! Como o rei não aceitou, então entrou a vontade permissiva de Deus.    Ezequias, nesse período gerou Manassés, que aos doze anos assumiu o reinado, e se torna um dos mais cruéis reis da época; tornando a edificar tudo o que seu pai havia destruído. Levantou altar a outros deuses, a baal, inclusive queimou a seu filho em sacrifício; era agoureiro, macumbeiro, idólatra, adivinho e tudo o que desagradava a Deus ele fazia.
Se Ezequias tivesse aceitado o plano de Deus, o TEMPO DE DEUS, essa criatura  chamado Manassés não teria nascido! Nabucodonosor, Rei da Babilônia não teria levado a nobreza de Jerusalém no tempo já do Rei Joaquim,2 Rs. 24,25, cumprindo ao que Isaías tinha profetizado, pelo fato de Ezequias haver despertado o desejo, o interesse, aos representantes da babilônia, logo após a sua cura. Setenta anos de cativeiro do povo de Deus na Babilônia, em troca de quinze de Ezequias, que não deveria ter vivido, porque era o seu tempo e não o de Deus. Por que discutir com Deus? "Quem es tu ó homem para discutires com Deus?! Porventura pode  o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim"? Rm. 9:20.


Grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário: