segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pressa x Paciência

OUTRO EXEMPLO DA PACIÊNCIA DE DEUS.
O povo de Israel ficou 430 anos dominados e escravizados por Faraó no Egito. No entanto, não foram esquecidos por Deus. Através de Moisés e Arão, o povo foi liberto da escravidão, depois de dez pragas. Nós, na qualidade de seres humanos, talvez déssemos umas três ou quatro oportunidades para Faraó e já perderíamos a paciência. Deus deu dez oportunidades.
Deus Escreveu as Leis em duas tábuas de pedras. Ex. 31:18; “Lei por lei Ele escreveu com o Seu próprio dedo nas duas tábuas, de um e do outro lado”, demonstrando com isso, ser O Deus de muita paciência. Depois de dias escrevendo, ali no Monte Sinai; aliás, gravando, entalhando aquelas pedras; em Ex. 32:16, diz que as escrituras foram esculpidas nas tábuas. Quando falo de escultura ou escultor a primeira característica que me vem à mente é a paciência.
Depois que Deus esculpiu as Leis nas duas tábuas, de ambos os lados, Ele as entregou a Moisés, e mandou que Moisés descesse rapidamente por que o povo se estava desviando, adorando um bezerro de ouro que havia construído. Ao chegar com aquelas duas tábuas pesadas esculpidas, arte  das mãos de Deus, Moisés se irritou com o que ouvira e vira diante de seus olhos. O povo estava dançando idolatrando um bezerro feito por Arão. Com isto, Moisés arrojou das mãos as duas preciosas tábuas e quebrou-as ao pé do Monte Sinai.
O que nos parece? Será que Deus que estava vendo tudo, com uma voz de trovão bradou com Moisés, tipo; “o quê que você fez, seu, seu”... Eu não estou acreditando no que estou vendo, Moisés!
Não! Deus da um tempo para que a situação toda seja resolvida e, sem mencionar sobre a ira ou impaciência de seu servo Moisés, simplesmente diz: “Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebrastes”. Ex. 34:1.
Moisés, vendo a paciência de Deus que é O Todo Poderoso, só pôde adorá-Lo dizendo: “Senhor, Senhor, Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado...” Ex. 34:6,7ª.
Como tem sido a nossa paciência com as coisas no nosso dia-a-dia? Nos nossos momentos de pressa, lembremos que Deus nos dá o maior exemplo de paciência. E, através de Jesus Cristo diz-nos: “Aprendei de mim”...

Grande abraço.

Nenhum comentário: