domingo, 4 de maio de 2014

ENCONTRO DE MISSIONÁRIOS E PASTORES NEOTESTAMENTÁRIOS



Participantes: Barão de Melgaço: Roque, Honório, Maria do Carmo; Corumbá: Eliseu, Edmir, Rogério; Campo Grande: Délcio, Julio, Antônio, Nanao, Nilmar, Peter, Alberto, Analine, Reni, Rosângela, Isaias Almeida; Jaciara: José Domingos, João Rita; Nova Olímpia: Sebastião Mariberto e Ananete; Paraguai: José Gomes, Eliezer; Poxoréu: Izaias Resplandes, Lourdes; Primavera do Leste: Valmi, Imirene; Rondonópolis: Juscelino, Erurípedes, Sebastião, Milca, Creuza, Paulo Moraes; Tangará da Serra: Ademar, Elizabete.

Grupo de participantes em frente ao loca do Encontro: Igreja Neo Planalto

Relatório: No período de 01 a 03 de maio de 2014 estiveram reunidos em Campo Grande, MS, missionários e pastores neotestamentários, bem como algumas lideranças convidadas. O encontro, realizado nas dependências da Neo Planalto foi presidido pelo missionário Isaias da Silva Almeida, da UMNT e secretariado pelo Prof. Izaias Resplandes de Sousa, da Neo de Poxoréu, MT (foto ao lado).

 Os missionários Isaías e Rosângela Almeida, da UMNT foram os organizadores do Encontro

A dinâmica do Encontro foi baseada na oração e no debate em mesa redonda, quando os participantes expressaram seu posicionamento sobre os temas em discussão, sempre com a preocupação de aperfeiçoar o relacionamento e o trabalho nas diversas frentes da ação neotestamentária.


Dentre os pontos tratados, mereceu destaque o esforço dos irmãos para sanear certas divergências que surgiram no meio do grupo. Com sabedoria humildade e muito respeito e mútua consideração, os irmãos leram a Palavra e se orientaram pelos seus textos, buscando penetrar nas suas profundidades para alcançar o cerne do ensinamento divino para o seu povo, na solução dos problemas que têm surgido.
Foram lidos os seguintes textos: 2Tm 2:14; Jd 1:3-4, Ap 3:8-9, 11; 13:11.

Grupo de esposas de pastores e missionários
 

Também foram feitas referências a dois livros: “What is wrong in the church? de irmão Alexandre R. Hay e Igreja x Homossexuais”, de Alan Chambers.


Missionários Paulo Moraes, José Gomez, Ademar Silva e Isaias Almeida, da UMNT

Houve importantes defesas dos princípios neotestamentários que todos apreciamos e pelos quais temos buscado nos orientar na edificação de nossas vidas. Segundo o missionário José Gomez, do Paraguai, disse que a responsabilidade dos obreiros é conhecer e ensinar a sã doutrina, para que possam discernir o que é de Deus e o que é dos homens.

Na foto à esquerda, os missionários da UMNT Eliezer, Isaias, José Gomes e o Pr. Eliseu, da Neo Frei Mariano, de Corumbá, MS.

Lendo 2 Tm 4:1-4 e 2 Pe 2:1-19, demonstrou sua preocupação com a prática de irmãos em copiar mensagens da internet para usar no culto.


Pr. Sebastião Mariberto e sua esposa Ananete, de Nova Olímpia, MT

No dia 02/05/2014, foi apresentado um vídeo sobre a construção do salão de eventos da Neo de Nova Olímpia, MT, seguido de uma breve explanação, pelo missionário Isaias Almeida sobre um CD contendo os estudos de Benjamim Fay, que está sendo preparado pela UMNT e que está em fase de conclusão.



ENCONTRO DE COOPERADORES
Pr. Roque Nascimento e sua esposa Maria do Carmo, de Barão de Melgaço, MT

O casal de missionários Ademar e Elizabete Silva, da UMNT
Em relação ao Encontro de Cooperadores foram tomadas, depois de meditação, oração e entendimento, as seguintes posições:

1) Temário pré-definido. O temário será preparado pela UMNT. Caberá às igrejas encaminhar à missão os temas de interesse com 60 dias de antecedência, os quais serão analisados pelos missionários e filtrados conforme a urgência de cada assunto para atender a disponibilidade do tema.

Pr. Eliseu, Diácono Rogério e Mis. Isaías


2) Encontro de Lideranças Neotestmentárias. Poderão participar do encontro, os missionários, os pastores, os professores, os diáconos, as senhoras dos líderes e outros irmãos que estejam à frente da obra e sejam encaminhados pelos pastores e missionários. 




Outros irmãos que, por necessidade acompanharem as lideranças poderão ir ao local do encontro, mas não deverão participar do mesmo.
Pastores Antonio Torrezan, Eliseu Campos e Edimir Cordeiro

3) A edição XL acontecerá em Poxoréu, MT, no Acampamento Rio dos Crentes, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.
Pr. José Domingos (Jaciara, MT), Mis. José Gomez e Eliezer Medina (Paraguai) e Pr. Sebastião dos Santos (Rondonópolis, MT)




 REFLEXÕES ESPECIAIS
Pr. Julio Alt, Mis. José Gomez, Ruth Alt e Ana Aline Viveros
Durante o Encontro de Campo Grande foram realizadas duas exposições em maior profundidade.
Mis. Paulo Moraes, Valmi Resplande, Pr. Antônio Julio, Pr. Honório Neto e Pr. Délcio Vesenick
Família Lobo, apoiando o evento
Na primeira, o missionário José Gomez Duré abordou o tema “O chamado e a preparação de um líder”, centralizado no processo de chamamento e preparação do apóstolo Pedro, o líder dos demais apóstolos. Durante a preleção foram lidos os seguintes textos: Mt 4:16-20; Mt 16:21-25; At. 15:36.
Destacou a necessidade de se superar as
Familia Bascope, apoiando o evento
divergências e buscar a unidade para que a obra seja bem sucedida. Pedro foi corrigido várias vezes em seus posicionamentos para que encontrasse o caminho certo de como apascentar as ovelhas do Senhor.
Assim, é necessário descobrir as causas do desacordo e tomar o remédio certo para resolvê-lo, o qual nada mais é do que, livremente e sem imposição de ninguém, negar-se a si mesmo, renunciar às suas idéias e à sua maneira de entender as coisas e o seguir a Jesus, o qual, em sua graça e misericórdia nos faz, todos os dias, muito mais do que vencedores.
Ao encerrar, destacou que a igreja deve ter um plano de trabalho que compreenda três coisas: um adequado trabalho de evangelização e um discipulado intenso e um pastoreio eficiente. 

Pr. Juscelino e sua esposa Milca (Rondonópolis, MT)
Esse plano deve envolver todos os membros, os quais devem ser ensinados sobre como agir e efetivamente agir. Surgirão problemas, mas estes sempre poderão ser solucionados, desde que nós queiramos e tomemos o remédio certo.


DIVERSIDADE SEXUAL

Mis. Isaias, Mis. Rosângela, Pr. Júlio, Dr. Sérgio, Pr. Daniel e Pr. Délcio
A segunda exposição foi realizada pelo Dr. Sérgio Fernando Harfouche, Promotor de Justiça e Presidente do Conselho Antidrogras de Mato Grosso do Sul fez uma abordagem sobre o tema “Diversidade Sexual”, explorando tanto aspectos bíblicos, como aspectos legais em relação ao homossexualismo e a igreja.

Gilson e Márcia, presentes na palestra

A parte bíblica da mensagem se baseou nos seguintes textos: 2 Tm 3:1-5, Rm 1:18-32, Ap 21:8.
Em resumo, a mensagem destacou a importância da igreja superar os seus preconceitos no sentido de buscar tratar o homossexualismo como pecado, seu adepto como pecador e com essa compreensão buscar a sua salvação.
Na sequência, abriu um espaço para que o pastor Daniel fizesse um resumo sobre o livro  Igreja x Homossexuais”, de Alan Chambers.
Edimir, Adjair e Valmi
Em seguida, abordando os aspectos legais da questão, o pastor e promotor Dr. Sérgio Fernando Harfouche destacou da CF/88, o art. 3º, IV, o art. 5º, I, VI, VIII e IX.
Observou que o templo é um lugar
Pr. Antônio Júlio e o Diácono Adjair
protegido por lei e não pode ser abusado por ninguém.
Se alguém vier ao local e tiver um comportamento inadequado poderá ser posto para fora sem nenhum problema.
 Destacou que o terceiro sexo não tem a proteção de sua igualdade.
Alberto, Márcio e Ânderson
Também observou que é possível falar de um assunto sem ofender os seus seguidores. 


Assim, podemos falar do homossexualismo na igreja ou em qualquer outro lugar, sem ofender os homossexuais. 
Pastores Nanao e Julio

Pr. João Rita (Jaciara, MT)
Cristãos que discordam plenamente da prática homossexual, mas que sejam absolutamente contra agressão a qualquer tipo não podem ser classificados jamais como homofóbicos.

Ao final de sua preleção falou sobre suas preocupações com a descriminalização de muitos crimes no novo código penal, alertando-nos para os perigos que vêm pela frente nessa tentativa das lideranças políticas de avançar na construção de um estado laico e que devemos aproveitar os espaços para nos contrapor contra essas tendências, as quais são defendidas por uma minoria dos brasileiros.

ENCERRAMENTO


O encerramento do encontro aconteceu na manhã de 03/05/2014, onde as lideranças buscaram a unidade no que se refere aos pontos de divergência, cada um participando na proporção permitida pelo tempo.
Esse é o relatório.
Campo Grande, MS, 03 de maio de 2014.

Nenhum comentário: