quarta-feira, 23 de abril de 2014

Retiro Neo Jovem 2014 - Que árvore eu sou?

"Eu sei quem sou, sei pra onde vou, sei de onde vim, sei quem aqui me colocou... Jesus é o jardineiro e as árvores somos nós".

O retiro Neo Jovem 2014 não poderia ter sido mais edificante. O grupo foi pequeno, mas na medida. Foram três dias completos. Com porções da Palavra, com comunhão entre os jovens, com aprendizado com os adultos, com puxões de orelha necessários, com momentos de descontração. Com brasileiros, paraguaios, bolivianos, argentinos, tombos, corridas, músicas, raps, comidas gostosas, sol, chuva, frio, conversas, risadas, tensão, competição, futebol, crianças, vôlei, bateria, cachoeira, teatro, choros nas despedidas, idéias evangelísticas, horários, sono, sucos, água gelada, ping-pong, tereré. E o mais importante: a Palavra de Deus.

O Pastor Délcio Vesenick, da Igreja Neotestamentária da Vila Planalto, em Campo Grande-MS, ministrou três tempos de estudos, nos quais abriu nossas mentes para uma nova cosmovisão (visão de mundo). “Ocupem-se até que Ele volte”, foi a frase inicial, considerando que não deve ser essa ocupação apenas material, nem apenas espiritual. O Senhor Jesus se ausentou do mundo e foi tomar posse do Reino, e deixou os seus servos, que somos nós, cuidando de seus bens. Ensinou que devemos ser influência! Impactar. Encontrar as necessidades do mundo, e direcionar as nossas ações para supri-las. Destacou que no Mato Grosso do Sul, segundo noticiário recente, existem 26,4% de cristãos, e questionou: Qual o impacto de todas essas pessoas no mundo em que vivem? E a nossa visão do mundo, está de acordo com a do Senhor Jesus Cristo? Pontuou o estudo com a texto bíblico: “Onde não há visão, o povo perece” (Pv. 29:18), e destacou que a Palavra de Deus diz como deve ser a nossa cosmovisão. Devemos nos perguntar: Quem eu sou? (identidade); De onde venho e para onde vou? (objetividade); Quais são meus valores? A partir dessas perguntas, montou a árvore da cosmovisão, na qual as nossas crenças são as raízes, o tronco são os nossos valores, os galhos são nosso comportamento, e as conseqüências são os frutos que produzimos. “Pelos seus frutos os conhecereis”. E a resposta dessas perguntas não deve ser a nossa, individual, mas sim a do Senhor Deus. Jesus é a verdade, é o caminho. Em Is. 55:8, vemos que a visão de Deus é bem diferente da nossa visão. Trouxe conceitos que muitos de nós não conhecíamos: Secularismo e Animismo. O primeiro é o ateísmo atual, movido pelo consumismo, apenas o material existe. O segundo é movido pelo destino, a realidade é apenas espiritual (mas não no sentido bíblico), e o mundo físico é apenas ilusão, tudo é um. Tende a ser fatalista, incorporando-se a esse conceito o comodismo, a passividade, o “tinha que acontecer”. A cosmovisão bíblica vai muito além. Para entendê-la, lemos os textos de I Co 2:16 (precisamos ter a mente de Cristo), II Co 10:5 (tomar posse das armas espirituais), Rm 12:2 (sofrer a transformação), Mt. 28: 19,20 (assumir a comissão, o encargo), Gn. 1: 28; 22: 17-18 (seremos abençoados se seguirmos o que a Bíblia diz), Cl. 1: 15-20 (Jesus é o cabeça de toda a criação), Mt. 6:10 (seja feita a vontade do Senhor), Efésios 6:13-17 (o Reino precisa avançar!). Todos temos um chamado, a vocação. Na realidade, um duplo chamado. Um chamado à vida, à salvação (Rm. 5:1, Cl. 1:16). E um outro chamado, específico, ao trabalho! E Ele nos equipa, nos chama para o nosso trabalho (Hb. 13:20-21). Somos feitura sua, criados para as boas obras. Deus é o primeiro poeta, sua criação e a nossa vida são seu grande poema. Sem dúvidas, a nossa cosmovisão mudará a partir de tais ensinamentos.

O missionário Pablo Ledesma, paraguaio que vive na Argentina, veio acompanhado de sua esposa, Silvia Gonzalez. Trouxe-nos três tempos também de estudos, ensinando a forma correta de servir a Deus e obedecer a Sua Palavra. Usou o exemplo de Saulo de Tarso, em dois trechos da Bíblica. Atos 9:1-5 e Atos 21:13. No primeiro, temos a maneira errada, em que Saulo perseguia os crentes até a morte, imaginando estar obedecendo ao Senhor, quando na verdade estava recalcitrando contra os aguilhões, expressão que nos foi esclarecida como sendo “dar coices com esporas”, contradizer o Senhor Jesus, ir contra ao propósito de Deus. No segundo texto vemos a maneira correta, uma mudança incrível e significativa em sua vida, na qual agora não estava apenas disposto a ser preso, bem como a morrer pela causa do Senhor Jesus Cristo, e agora podia dizer “Que queres que eu te faça, Senhor?”. Tal mudança só ocorre após o verdadeiro encontro com Deus, conhecendo a Jesus Cristo (lemos Josué 1:8 e I Co 2:6-8). Não se afastar da Palavra de Deus é o primeiro passo. Só se conhece o que o Senhor Deus quer para nossa vida, conhecendo a Palavra. Propôs a todos nós uma vida com propósito. Redundante é a frase, mas conselho é completo. Fomos eleitos segundo a presciência (prévio conhecimento) de Deus (I Pe. 1:2-7). Esse texto nos traz os “para’s”. Para quê fomos eleitos? Para obediência. Nascemos de novo para quê? Para uma esperança viva, o gozo do cristão. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar. Em Efésios 1:3-6, vemos que Ele nos escolheu antes a fundação do mundo. Segundo o Hermano Pablo, ele entende que reuniu-se a cúpula dos céus, composta pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, e então escreveram a nossa vida, nos escolheu, nos separou. Para quê? Para sermos santos e irrepreensíveis! Para louvor e glória do Senhor Jesus Cristo. Aprendemos também alguns dos atributos de Deus, para melhor servi-lo. Sua onisciência (sabe tudo), sua onipresença (está em todo lugar), sua onipotência (é o Todo-Poderoso, tudo é possível), lendo Salmos 139:13-17 e Gn. 1:26 (à imagem do Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo). Fomos instigados a entendermos o porquê ali estávamos, a focar nossa vida para o verdadeiro propósito de Deus para nós. A vivermos a vida que Deus planejou, e não a vida que queremos.

Notamos que nossos irmãos foram inspirados pelo Senhor Deus para tratarem do mesmo assunto, de formas distintas. Nos importa agora reter tudo que aprendemos e tornar isso realidade concreta, aplicável. Frutificar, nos tornarmos árvores do Senhor, exemplares, focadas, com uma visão aclarada por nosso Senhor Deus. 

"Um salve pros amados que buscam seu chamado! Se liga na batida que a história é conhecida! Palavra foi lançada, já está a florescer! Jardineiro Rei dos Reis a te proteger!".#RetiroNeoJovem2014

Nenhum comentário: