quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EXEMPLO XI, PERDOAR AS OFENSAS FEITAS A NÓS

Na oração que Jesus ensinou aos discípulos, em Mt. 6: 12 está escrito: E perdoa as nossas ofensas, assim como nós temos perdoado a quem nos tem ofendido” e no versículo 14 diz: “Porque se perdoardes aos outros a suas ofensas, vosso Pai celestial vos perdoará a vós”. Esta foi uma oração modelo para os discípulos do Senhor e vale para todos os que são discípulos hoje. “Portanto vós orareis assim: Pai nosso”. Para falarmos com o nosso Pai a respeito de perdão, temos que entender bem o que significa perdoar.  Nesta oração Jesus ensina que nós precisamos perdoar aos nossos devedores ou aqueles que nos tem ofendido. É dever nosso perdoar. Já ouvi muitos crentes dizerem: “Que Deus perdoe a ele o que ele fez comigo”. Mas em si mesmo não tem um espírito perdoador. Não é assim que Jesus ensinou. O dever de perdoar é nosso e não de Deus. O perdão de Deus para com o ofensor é outra história. Estamos falando do perdão nosso àquele que nos ofendeu. Outra coisa é dizer que esqueceu o assunto e que não quer pensar nele. É querer passar por cima como se desse um salto e pulasse à frente e caminhasse Dali pra frente sem tratar as ofensas, deixando para que Deus trate. Isto não é perdoar. O nosso inconsciente nunca vai esquecer. Podemos maquiar a nossa consciência e relevar, mas fica registrado no nosso inconsciente e, com certeza, um dia vai voltar à tona, porque está registrado. Quando o assunto é resolvido e perdoado aí sim, deve cair no esquecimento, porque será apagado do inconsciente. Assim deve ser na vida do crente. Já tratei com pessoas que não quer tocar em assuntos que não foram resolvidos, na tentativa de resolvê-los, e já ouvi: “Olha, foi uma grande ofensa o que ele fez comigo, mas deixa pra lá; eu já entreguei nas mãos de Deus”. Está errado. Isto só demonstra que há uma grande mágoa no coração. E mágoa no coração é raiz de amargura; e a recomendação da Palavra, através do apóstolo Paulo é que, “Toda amargura” seja tirada da vida daquele em quem habita o Espírito Santo. Ef. 4:31. E em Hb. 12:15 diz: Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos sejam contaminados”. Tem muitos crentes contaminados e perturbados hoje em dia por raízes de amarguras que brotaram e viraram moitas de arbustos. As ofensas precisam ser tratadas e perdoadas.  Deus não quer que entreguemos em Suas mãos, o que nós mesmos não tivemos a disposição de resolver. É obrigação nossa e não de Deus. Dizer que não sabia disto, é dizer que não conhece a oração do Pai nosso.
O ensino do apóstolo Paulo em Ef. 4:32 é o seguinte: Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Como Deus nos perdoou em Cristo? O crente que não sabe perdoar, nunca vai perceber a dimensão de seus pecados e ofensas perdoadas por Deus em Cristo. É por isto que tem muitas pessoas nas igrejas, achando que estão fazendo um favor para Deus e para os pastores. Inconscientes de que estão lá porque foram perdoados os pecados que os levava para o lago de fogo. Em outras palavras, aquele que não consegue perdoar, ainda não foi perdoado por achar que não necessita de perdão. No momento em que sentimos a necessidade do perdão de Deus para os nossos muitos pecados, vamos conseguir perdoar uns aos outros com muito mais facilidade.
Em Cl. 3:13,  Paulo escreveu: Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. Se Deus mandou perdoar Ele nos capacita para isto. Fazei, perdoai. Quem não perdoa condena. Deus te perdoou? Então perdoe. Se você condena ao invés de perdoar, falta-lhe também o perdão do Pai em Cristo.
Se tiveres dificuldade em tratar ofensas com o que te ofendeu, achas difícil perdoar aos outros; rogue a Deus, Ele vai te dar um espírito perdoador, porque Ele quer que você perdoe. E, Deus não faz o que você pode fazer. 
Grande abraço.

Um comentário:

Ivon Pereira da Silva disse...

Gratificante, edificador, espiritual e necessário para a vida do cristão.
Amado irmão, Deus te abençoe.