quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Exemplo VII do Senhor Jesus Cristo.

Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são narrados a história de uma mulher que tinha um fluxo de sangue há doze anos, e que já havia gastado tudo o que tinha com médicos e nenhum deles a havia curado. A Bíblia não diz o nome desta mulher; mas nos chama a atenção à determinação e a fé que teve esta senhora que convivia com aquele distúrbio uterino anormal a tanto tempo.  As mulheres podem ter uma ideia melhor do que os homens, do grande milagre que esta mulher recebera de Jesus, porque elas sabem bem o que significa um fluxo de sangue normal das mulheres, agora, imaginem doze anos!
Para o povo judeu, a mulher que tivesse fluxo de sangue por mais dias que o normal,  era considerada imunda. Toda mulher, no seu período menstrual normal era considerada imunda e ficava sete dias separada das outras pessoas até que passasse o fluxo menstrual.  Nesse período, não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocada. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se fossem tocados por uma pessoa com fluxo de sangue. No livro de Levítico 15:19-33. Fala da impureza física e de sua associação com a moral. Simplesmente tinha que ser separada. A pessoa impura simplesmente era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Mas a situação desta mulher era mais constrangedora porque não se tratava de uma menstruação normal, passaram semanas, meses e anos. Doze longos anos banida da sociedade e pobre, porque já havia gastado tudo o que tinha procurando a cura para sua enfermidade, mas continuava sem esperança. Ela não podia tocar em ninguém, nem por acidente. Provavelmente esta mulher era uma pessoa muito fraca, anêmica e talvez tivesse mau cheiro devido ao sangue, pois a hemorragia era contínua.  Não participava das festas da família, se é que ela tinha. Não saia para passear, não podia cozinhar, não podia cumprimentar uma pessoa, não podia casar-se, ninguém se interessava por ela para namorar, devido ao seu problema; e que problema!
Mas Jesus estava indo para a casa de um príncipe da sinagoga por nome Jairo para curar a sua filha de quase doze anos que estava enferma. A multidão era grande. Enquanto Jesus andava, era apertado pela multidão. No meio daquele tumulto, estava essa mulher, enfrentando todos os preconceitos, apelando para a sua única solução!
 Ela tinha fé que, se ao menos tocasse as vestes de Jesus, ela já seria curada para sempre. E foi o que aconteceu. No momento em que ela tocou as vestes de Jesus por trás, sem que Ele ao menos visse, o fluxo de doze anos se estancou instantaneamente! Foi aí que Jesus percebeu que alguém o havia tocado porque sentiu que saiu dele virtude. Pedro, nada percebendo disse, quando perguntado por Jesus, quem o havia tocado: “É a multidão Senhor, todos te aperta e te oprime e perguntas quem te tocou?” Mas Jesus insistiu: “Alguém me tocou porque eu senti que saiu virtude de mim”. Virando viu a mulher trêmula, tentando se esconder, mas sem poder, e, maravilhada, prostrou-se aos pés de Jesus e contou sua história. Jesus olhando-a disse: “Tem bom ânimo filha, a tua fé te salvou; vai em paz”. Que palavras consoladoras esta mulher estava ouvindo. “Fica animada”, “tenha paz”, “Agora você pode se alegrar”. “Pode ser feliz”, e o mais importante: “Filha, a tua fé te salvou”.  Você consegue imaginar a alegria irradiante desta filha de Deus indo para a sua casa acertar a sua vida?
Ela jamais seria curada se olhasse para as dificuldades. Jamais teria tocado nas vestes de Jesus e tão pouco teria sido tão consolada pelo Senhor. Você consegue ver as imensas dificuldades enfrentadas por essa mulher, diante do que ela fez? Mas ela não mediu esforços, fez a sua parte; e Jesus fez a Dele. Deus não faz aquilo que nós podemos fazer!
Grande abraço.

Um comentário:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão, é muito bom desfrutar destas suas produções textuais, pois nos leva a refletir da eterna bondade de Deus para com todos os que o buscam.