sábado, 10 de agosto de 2013

O QUE NOS É POSSÍVEL FAZER, DEUS NÃO FAZ.

Exemplos de Elias.
Deus manda que Elias vá para junto do Ribeiro de Querite, numa época em que iria acontecer uma grande seca em Israel, que segundo o que lemos em Tg. 5:17, foi um período de três anos e seis meses.  Quem o sustentaria com carne e pão eram corvos. Elias não perguntou que tipo de comida iria comer nem de onde os corvos iriam trazer-lhe. Elias não deu ideia pra Deus de que talvez outro tipo de animal fosse mais apropriado para trazer-lhe comida, uma vez que corvos geralmente comem comida estragada, especialmente carnes. Diz a Palavra de Deus em 1 Rs. 17:5, que Elias foi e fez conforme a Palavra do Senhor. Comendo do que os corvos lhe traziam e bebendo da água do ribeiro. Depois de algum tempo, aquele ribeiro também se secou. Realmente era um período de falta de chuvas e, sequer o sereno caia a noite para formar orvalho.
Então o Senhor veio de novo a Elias mandou que ele fosse para Serepta que é em Sidom, a aproximadamente dez quilômetros dali. Ali, quem o sustentaria, não eram mais os corvos, mas sim uma viúva. Elias não exigiu nada de Deus, não deu ideia do tipo: “porque o Senhor não deixa um poço aqui nesse ribeiro e me deixa por aqui mesmo; eu já peguei amizade com esses corvos e não quero deixa-los, vou ter que andar essa distância toda nesse sol escaldante...” A Bíblia diz que ele se levantou e foi a Serepta e de cara, já encontrou a tal viúva na porta da cidade, catando cavacos, literalmente. Elias, com fome e com sede, pediu a ela um copo de água e depois pediu comida; e ouviu dela: “Vive Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija”... Em seguida, Elias descobriu que além da viúva tinha também um menino, e que os dois estavam tão pobres que já haviam se preparados somente para comer aquele resto de comida e morrerem depois.  Elias não reclamou de nada pra Deus, pelo contrário, ele sabia quem era o Seu Deus. A viúva, que também sabia quem era o Deus de Elias, a gente vê isto no momento do primeiro contato em que ela teve com o profeta, quando diz: “Vive o Senhor teu Deus”, por sua vez, ela também não ficou perguntando a Elias, como se daria o fato de ela cozinhar para ele primeiro, com aquele pouquinho de farinha e azeite e ele não acabar. Porque Elias havia dito a ela: “Não temas; faça como a tua palavra; porém, primeiro faz um bolinho pra mim e depois faz pra você e teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel; a farinha da tua panela não se acabará e o azeite da botija não faltará até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra”.  A Palavra diz que aquela viúva fez conforme a palavra de Elias. A farinha não se acabou e da botija, o azeite não faltou. Todos comeram por muitos dias; Elias, a viúva e seu filho. Deus não faz o que nos compete fazer, mas, se fazemos o que Ele nos manda, obedecendo conforme a Sua Palavra, Ele é fiel em fazer a Sua parte.


 Abraço.

Um comentário:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão obrigado por esses temas que vem disponibilizando para o povo de Deus. Continue escrevendo, é importante para mim e creio que para outros irmãos.
Um forte abraço.