sábado, 20 de julho de 2013

Interpretando a Palavra de Deus

 A Bíblia é a palavra de Deus!
Dizer que ela contém a palavra de Deus é um erro gravíssimo, ela é a palavra de Deus. Então, assim sendo, devemos ter atenção no momento da leitura, respeitando pontuações para não cairmos no erro de interpretá-la errado com o aquele  “pastor”  que leu Oséias 3 e foi prostituir com a mulher do seu irmão dizendo que foi a decisão mais difícil de sua vida, a de “obedecer” esta parte das escrituras. É como ler Ec. 12:3, assim:  “De tudo o que se tem ouvido assuma, teme a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isso é dever de todo homem”;  como eu já presenciei uma batalha na igreja devido a uma discussão por esse versículo lido desta forma.  Por não observar a escrita, as pontuações e as acentuações; pois, o texto diz: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarde os seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem". A "suma", de sumário, de resumo, muda para "assuma" de assumir, de admitir.
 Por exemplo, o texto de Jo. 5:39. “Examinais as escrituras...” é muitas vezes pregado de forma errada nos púlpitos por aí a fora. “O Senhor mandou em João 5:39, examinar as Escrituras”, afirma muitos crentes. O que não é verdade! 
No contexto vemos nos versículos de dezesseis a seguir, que Jesus havia curado um paralítico na festa dos judeus em Jerusalém no sábado e os judeus queriam matá-lo por causa disto. Jesus, no contexto, está explicando para eles, os judeus, quem Ele era, a Sua autoridade, que Ele era igual ao Pai, Seu testemunho e as obras do Pai que O havia enviado e que testificavam Dele, VV. 37,38; aí, no versículo 39,40 o Senhor Jesus estava falando do testemunho das Escrituras e disse estas palavras: “Examinais as escrituras, porque cuidais ter nelas (nas Escrituras) a vida eterna, e são elas que testificam de mim, contudo, não quereis vir a mim para terdes vida”.
Jesus estava dizendo que eles tinham razão em examinar, porque realmente nas Escrituras, podemos encontrar a vida eterna porque elas dão testemunho do Pai, contudo, eles não queriam vir a Jesus, de quem tanto o Pai quanto as Escrituras, davam testemunho. Por isso não teriam vida!
Lendo com atenção vamos perceber que Jesus diz: Examinais e não examinai! Não está no imperativo! Não é uma ordem. Mas Ele falava de pessoas que examinavam. Fala da 2º pessoa do plural. (vós). Falando dos judeus que examinavam, mas faltava o mais importante que era vir a Ele para terem vida.
Devemos mesmo examinar; mas o simples fato de examinarmos as Escrituras,  não significa que a pessoa será salva. Só será salvo aquele que aceitar ao Senhor como seu salvador, pela fé, crendo que a obra redentora que Cristo realizou é suficiente para a sua salvação; independente de obras de quem quer que seja. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras, para que ninguém se glorie”. Ef. 2:8,9.








Abraços!

Zigomar.

3 comentários:

Prof. Izaias Resplandes disse...

Preciosas instruções, querido irmão. Também aprendi com elas. Obrigado. Que Deus continue lhe dando uma palavra para instruir o seu povo.
Parece que o frio chegou por aí. Vejo um Zigomar entocado dentro muita roupa de frio. Que o inverno não seja rigoroso com vocês e que o Senhor os aqueça para que possam suportar as baixas temperaturas.
Abraços.

Zigomar disse...

É verdade irmão, o frio realmente chegou por aqui. Segundo a meteorologia, nos próximos dias a temperatura vai chegar a 2° por uns três dias seguidos, pode ser o frio da década, e está sendo muito preocupante para os produtores, a tal geada negra que está prestes a chegar por aqui.
Obrigado e grande abraço!

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão missionário, Zigomar, é gratificante meditar nas suas instruções, que é produzidas cuidadosamente para despertar em cada crente, a maneira correta de assimilar e viver uma vida de obediência a palavra de Deus.