domingo, 12 de maio de 2013

Deus cuida de nós




Izaias Resplandes

Ninguém duvida que Deus é a pessoa que mais nos ama nesse mundo. Foi Ele quem nos fez [Gn 1:27]. É Ele que nos salva da perdição [Sl 13:2-4], nos protege e nos livra da morte [Ef 2:1, 5], pela entrega de Seu Filho Unigênito Jesus para morrer em nosso lugar [Jo 3:16; Is 53:5].
Deus é amoroso sobremaneira. Ninguém há que seja capaz de amar como Ele nos amou. Diz a Bíblia que é muito difícil que alguém morra por um justo, mas pode ser que alguém ouse morrer por tal justo. No entanto, Cristo foi muito além, morrendo ele pelos injustos, pelos ímpios, pelos pecadores [Rm 5:6-8]. Quem é capaz de amar de tal maneira? A verdade é que salvar o homem nunca foi uma missão fácil. E para executá-la Deus tem usado toda a criação terrena, além de seres espirituais.
A criação abrangeu os céus e a terra. [Gn 1:1]. E esses céus e essa terra proclamam a glória do Deus criador [Sl 19:1]. Tudo o que o homem precisa saber para ser salvo, foi-lhe revelado através das coisas criadas. Em tempos mais antigos, ele também falou muitas vezes e de muitas maneiras pelos profetas e depois pelo Seu próprio Filho [Hb 1:1]. Também nos falou através de seus apóstolos, dos profetas, dos evangelistas, dos pastores e dos mestres [Ef 4:11].
Deus tem feito de tudo para que o homem seja salvo. Se não bastassem as autoridades espiritualmente e formalmente instituídas, tanto eclesiásticas, quanto civis [Rm 13:1], ainda temos as miríades de testemunhas como padrões de vida a serem seguidas. E se ainda isso considerarmos pouco, Deus também deu a cada um de nós o privilégio de fazer parte de uma família terrena [Gn 2:18; Sl 68:6], através da qual ele nos leva a proteger e velar uns pelos outros.
Adão somente se sentiu bem quando teve ao seu lado alguém que era osso de seus ossos, carne de sua carne [Gn 2:23]. Labão ficou muito feliz quando soube que seu sobrinho Jacó estava em sua casa, reconhecendo-o como seu osso e sua carne [Gn 29:14]. A voz da família, sua ação e sua proteção é muito especial. Ela foi uma das mais importantes maneiras que Deus encontrou para orientar, proteger e salvar o homem.
A família é governada pelos pais, os quais têm a responsabilidade de proteger sua prole, de instruí-la e de promover a sua salvação [Sl 27:10].
Quantos conselhos há em relação à voz da família! [Pv 23:22; Mc :10]. A importância dos pais é tal que, somente pelo fato de honrá-los, diz a Bíblia que isso será motivo para ser agraciado com a longevidade.
Como se pode ver são inúmeros os meios que Deus utiliza para cuidar de nós e promover a nossa salvação. Mas, dentre todos, não podemos deixar de fazer um destaque para a figura materna, aquela que tem a responsabilidade de conceber e dar à luz os filhos, considerada como uma missão digna de registro e de mérito,que poderá contribuir de alguma forma para a sua salvação [1 Tm 2:15].

Mãe! Esse é um nome muito doce e gostoso de ser dito. Quando o pronunciamos, nós sentimos segurança, proteção, amparo... Sentimos-nos guardados de todos os perigos e livre de todas as maldades.
O que significa ser mãe?
Ser mãe não significa apenas gerar filhos, mas cuidar, ensinar, crescer com eles, educá-los para a vida, alegrar e sofrer até a morte. A missão de mão começa antes do filho nascer e o término vai às vezes por mais de uma geração, quando também tem a responsabilidade de cuidar dos netos [2 Tm 1:5].
A mãe aconselha o filho a seguir o bom caminho. Nos primeiros anos de vida é ela quem passa a maior parte do tempo com a criança, instruindo-a e educando-a no caminho em que deve andar [Pv 1:8; 6:20; 22:6].
A verdadeira missão de mãe consiste em servir de modelo virtuoso para todas as pessoas. É por isso que Jesus disse que sua mãe não era simplesmente aquela que lhe dera à luz, mas qualquer pessoa que fizesse a vontade de Deus [Mc 3:35].
Exaltemos a Deus porque cuida de nós, porque nós dá tantas pessoas para nos encaminhar aos céus e não passemos pela vida desperdiçando as oportunidades de receber os cuidados divinos, sejam pelas mães que nos geraram, sejam por meio daqueles que nos mostram o caminho para os céus.
Que nenhum de nós rejeite a proteção que Deus nos oferece. Ele quer que sejamos salvos. Não quer nos ver envolvidos com o mal, com coisas ruins, com aspectos negativos desta vida. O desejo de Deus é que nós nos convertamos dos nossos maus caminhos e aceitemos a sua salvação.
Que hoje seja o dia do socorro para cada um de nós. Que hoje seja um dia para a nossa salvação [2 Co 6:2].
Amém!

2 comentários:

Zigomar disse...

Que lindo! Só faltou no quadro a segunda mãe mais importante pra mim! A mãe dos meus filhos! Parabéns irmão Izaías pela dedicatória as mães e pelo estudo a respeito dos cuidados de Deus para conosco. Realmente Esse Deus o Nosso Deus amoroso, cuida supre e respalda a todos nós a cada momento! Em pleno dia das mães, um bom momento para se lembrar e refletir no maior amor de que temos ouvido e visto que é o AMOR DO PAI!

Prof. Izaias Resplandes disse...

Olá, meu irmão querido. Como vai você e sua linda família? Espero que bem, apesar das notícias "frias" que ouvimos das bandas do sul. Espero que Deus aqueça vocês.
Essa foto já está precisando de uma atualizada. Vou fazer isso quando estiver com mais disponibilidade, mas por enquanto dei um corrigidinha, pois é claro que nossa querida mãe Elaine não poderia ficar de fora de mosaico de nossas mães. Dá um abraço forte nela, um de nossos abraços resplandescentes. E a vocês todos também deixamos o nosso abraço resplandescente. Felicidades!