domingo, 17 de fevereiro de 2013

A avaliação da vida


O Missionário Paulo César Moraes desenvolveu esse tema durante o Retiro de Famílias de Fevereiro de 2013 (ANO XXXI) em Poxoréu.
O estudo foi dividido em três ponto: a avaliação através da nossa comunhão com o Senhor e com os irmãos; através da nossa obediência; e através do nosso investimento.

1. Através da nossa comunhão com ele e com os irmãos

Paulo falou de homens que andaram com Deus e que se esforçaram para obedecê-lo e agradá-lo. Em  Mc 12:29-31 Jesus sintetiza os mandamentos do amor. O amor a Deus deve ser com toda a força, de toda a alma e com todo o entendimento.

Jesus começou o seu ministério em companhia de seus discípulos, demonstrando-lhes que eles precisavam ter comunhão, sob pena de falharem no cumprimento da missão que deveria desempenhar. Onde ele ia, ele levava os seus discípulos, para demonstrar-lhes a importância e a força da comunhão. 

Em Lc 10:38-41, por exemplo, o ensino apresenta um momento da comunhão de Jesus com a família de Maria e Marta, onde também se vê a presença dos discípulos. Maria viu algo que os demais não viram e permaneceu ali, sentada aos pés de Jesus, buscando uma comunhão mais íntima com ele, para que pudesse se apropriar desse benefício. Cf. Sl 25:14.

2. Através da obediência

Nos capítulos 13 a 19 de seu evangelho, João relata as últimas 48 horas da vida de Jesus. E durante esse pouco tempo em que esses apóstolos estiveram em companhia de Jesus eles puderam aprender muito com Jesus. E agora, em Jo 15:14, João relata que Jesus relaciona a amizade de seus discípulos com ele pela obediência aos seus mandamentos.

A amizade é algo gostoso de se ter. É muito importante. O amigo conhece tudo do seu amigo. E Jesus tinha dito tudo o que recebera do Pai para os seus discípulos, tratando-os então como amigos. 

Em Jo 14:15, 23. Jesus relaciona o amor à obediência à sua Palavra. Cf. Lc 6:46 e 1 Jo 1:11

3. Pelo nosso investimento. Gl 6:7-10


A vida de um crente também pode ser avaliada através dos investimentos que o crente faz: quanto tempo este gasta com as questões espirituais, qual é a sua preocupação com aqueles que estão trabalhando na obra, de que forma este crente serve ao Senhor (de todo o coração, mais ou menos ou de forma desleixada). O mandamento divino é para que amemos a Deus de todo o nosso coração, alma e entendimento e ao próximo como a nós mesmos. E a Palavra ainda esclarece que não ama ao seu irmão, não ama a Deus. Isso pressupõe que também o amor aos irmãos precisa ser total.



3 comentários:

isa2 disse...

muito bom. Parabéns irmão!

Rosangela Lins Almeida disse...

Paulo, foi muito bom o tema e muito boa a abordagem. Abraços.

Prof. Izaias Resplandes disse...

O irmão Cléberson Sousa Farias escreveu:
Parabéns queridos irmãos pelo amor, trabalho e dedicação para com a obra do Senhor. Agradeço a Deus pela disposição dos irmãos, que tem feito tudo com muita vontade e alegria. Sabemos que esta obra é para o Senhor e que trará imensos benefícios para o nosso querido acampamento Rio dos Crentes proporcionando cada vez mais conforto aos neotestamentários. Que Deus lhes de saúde e força nessa empreitada. Parabéns também ao irmão Izaias Resplandes pela disposição tanto aí nos trabalhos diários junto à obra quanto no trabalho feito neste blog, nos atualizando com informações quase que em tempo real (rsrs) de tudo que se tem passado aí, além de outros posts interessantes. Que o Senhor retribua a todos vocês com as Suas maravilhosas bençãos celetiais.