domingo, 9 de dezembro de 2012

O começo da luta pela perfeição

Ouvir a Pregação: o começo da luta pela perfeição

Izaias Resplandes

A nossa luta pela perfeição tem início no momento em que somos tocados pelo Espírito Santo para ouvir a Palavra de Deus, tomando assim conhecimento da nossa real condição de imperfeição, por conta dos nossos pecados diante de Deus.
A Bíblia diz em Rm 10:17 que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus. Mas, muitas pessoas não conseguem ouvir a mensagem. Cf. Mt 13:13; Lc 16:31; Jo 8:47. Tais pessoas não são vocacionadas. Cf. Lc 9:62; MT 19:21-23.
Algumas pessoas até conseguem ouvir, mas não conseguem colocar em prática o que ouviram.Vejamos a parábola do semeador em Lc 8:12-15.
Num primeiro momento, todas as pessoas desejam a salvação de suas almas e dão uma certa atenção à pregação. Aceitam o convite para ir ao local de reuniões (à igreja), recebem o folheto que lhe damos; ouvem atentamente a mensagem ou lêem com atenção o folheto... Muitos gostam do que ouvem ou do que lêem... Mas quando são convidados para tomarem uma atitude de entrega de suas vidas nas mãos de Jesus, então começam a ponderar sobre os seus defeitos e imperfeições... “Agora eu não posso aceitar porque eu ainda tenho que resolver isso, resolver aquilo e etc... Vejamos algumas das desculpas elencadas na Bíblia em Lc 14:17-20. Querer a salvação, quase todos querem, mas seguir a Jesus como seu discípulo, isso já é uma outra história e que nem sempre interessa a todos.
Um outro problema sério é o da superficialidade. Muitos dão uma primeira atenção e importância à Palavra, mas depois esfriam e começam a dizer que não é preciso ficar lendo a Bíblia o “tempo todo” e ir à igreja “todo dia” para ser salvo. É claro que ler a Bíblia e ir à igreja não salva mesmo ninguém, mas são essas e outras práticas semelhantes que vão alicerçando a vida do crente, fazendo com que ele seja forte e não sucumba diante das tentações e oferecimentos do mundo. Cf. At. 2:42. Se um crente não se alimenta do espiritual, ele não deixa de ser carnal e não se torna espiritual; ao término ele deixa de ser crente. Sua carnalidade predomina.
E há ainda um outro problema sério que é o tal do “conforto e bem-estar”, o qual nos faz ser escravos do trabalho, não em prol da obra de Deus, mas em prol da melhoria de vida. A palavra ouvida interessa, mas existem outros interesses que são maiores.
Desse modo, fica claro que o ouvir a Palavra de Deus deve ser o ouvir pelo Espírito de Deus. Cf. Jo 16:7-13. Quando isso acontece, nós não apenas ouvimos e compreendemos a mensagem, mas entendemos que não podemos nos omitir em relação a ela. Então damos uma atitude positiva. Aceitamos a mensagem e recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Cf. Rm 10:9.
Ouvir a mensagem pelo Espírito, dando lugar ao Espírito... Esse é o início da nossa caminhada em busca da perfeição.

4 comentários:

Zigomar disse...

Belo estudo irmão
Izaías!
Que Deus nos ajude a nunca desistirmos de prosseguirmos perseguindo a perfeição!

Abraço enorme!

Zigomar disse...

Como é difícil as pessoas entenderem a graça de Deus! Todos parece quererem pagar pela salvação. A gente vê isso nas "grandes" igrejas onde se cobra tudo! O ser humano gosta de pagar para merecer. Mas a questão é que a salvação ninguém merece, mas carecemos. Nós, que, fomos salvos pela graça, mediante a fé que temos Nele, devemos tentar incutir isto na cabeça daqueles que querem realmente entender sobre o amor, a graça e a misericórdia de Deus!

Dr. Resplandes disse...

É isso mesmo, Zigo. Essa é a missão. Dura missão, se pensarmos que estamos sozinhos nessa tarefa, mas se entendermos que é o Espírito que faz a obra, que é Ele quem fala com os vocacionados e que nem todos são vocacionados, e que de fato apenas alguns poucos são escolhidos, então vai ficar mais fácil de entender certas coisas, como por exemplo, porque apenas algumas poucas pessoas querem de fato aprender alguma coisa mais sobre o amor de Deus. É que as demais não sõ vocacionadas e por mais que tentarmos convencê-las, sempre fracassaremos, porque elas não foram alcançadas pelo Espírito, embora talvez tenham sido alcançadas por nós. Abraços.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Recebemos esse comentário do Pr. Ivon Pereira da Silva, ao qual publicamos e agradecemos:

"Amado irmão é gratificante ler (saborear) seus estudos que edifica a cada um de nós. Obrigado e que o Soberano Senhor prolongue sua vida com saúde, dando lhe sabedoria para produzir estudos para crescimento dos leitores."

Um forte abraço.
Ivon Pereira da Silva