quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Nas mãos de Deus

Faleceu hoje, em Corumbá, MS, o Irmão Arcelino Paiva da Silva, Pastor da Igreja Neotestamentária da Frei Mariano, Corumba, MS.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim." Gl 2:20
O irmão Arcelino é um dos pioneiros da Igreja Neotestamentária no Brasil. Durante muito anos foi o tradutor da nossa revista "O Noticiário Evangélico".
Irmão muito querido de todos os neotestamentários.
***********************
 
 O Pastores Paulo Campos e Arcelino Paiva da Silva e o Missionário Isaias da Silva Almeida (atrás); à frenteAmanda Carvalho Padilha (29), Andréa Flores Abdalla (13), Bruna Adrielly G. de Souza (12) e Walter Adorno Fernando (67). No dia 16/06/2009, esses irmãos foram batizados e a Palavra foi então ministrada pelo Pr. Arcelino Paiva.

 *******************************
No dia 09 de janeiro de 2011, irmão Arcelino estava presente na cerimônia de imposição de mãos sobre os novos obreiros da Neo da Frei Mariano que foi presidida pelo Missionário Paulo Moraes.


Flagrantes da reunião de imposição de mãos


Imposição de mãos sobre os novos obreiros. Missionário Paulo César Moraes, presidindo a cerimônia
***********************
Arcelino Paiva em Poxoréu
 
Novembro de 1982. Eis que chega em Poxoréu uma comitiva de embaixadores neotestamentários para uma visita à Igreja local: Irmão Manoel Francisco Paulo (presbítero da Neo de Rondonópolis) e sua esposa Maria das Dores Paulo, Victor Paulo Campos e seu pai o Irmão Paulo Campos (de Corumbá, MS), Nanao Yamamoto e Julio Alt Viveiros (de Campo Grande, MS) e o Irmão Arcelino Paiva (Presbítero da Neotestamentária de Corumbá, MS). Eram sete companheiros. Para nós, de Poxoréu, foi como se tivesse vindo toda a Igreja Neotestamentária do mundo.

Paulo Campos, Victor Paulo Campos, Manoel Francisco Paulo, Maria das Dores Paulo (em pé);
Nanao Yamamoto, Júlio Alt Viveiros e Arcelino Paiva da Silva (agachados).
Ao fundo, a Chácara de Irmão Erasmo Mendes de Moraes (Novembro de 1982).

Já fazia algum tempo que eu escrevia cartas para irmão Arcelino, que gentilmente passou a nos enviar exemplares do Noticiário Evangélico. Sabíamos algumas notícias dos irmãos, mas não conhecíamos ninguém. De vez em quando chegava uma carta de irmão Arcelino, que eu lia na Igreja. Era motivo de grande alegria para nós, saber notícias dos irmãos, mesmo que não conhecêssemos ninguém. Eram nossos irmãos de fé. Fazíamos parte da mesma Família de Deus e tínhamos orgulho em dizer isso quando se pedia informações sobre nossa Igreja.

Flagrante da visita de Arcelino Paiva à Neo de Poxoréu, MT, em novembro de 1982, na antiga Igrejinha de Palha.

Então eles chegaram. Vieram na paz e na mansidão do Senhor. Nós ainda nos reuníamos na Igrejinha de Palha, no bairro das Mangueiras, na Chácara de Irmão Erasmo. Como foi importante para nós aquela visita. Ela prenunciava o contato dos neotestamentários de Poxoréu, com os neotestamentários do mundo. Porque a verdade é que, tirando minha mãe Maria Resplandes de Sousa e seu Erasmo Mendes de Moraes, que já haviam conhecido alguns irmãos de Campo Grande, quando moravam em Rondonópolis, os demais irmãos de Poxoréu não conheciam outros crentes neotestamentários além dos irmãos de Rondonópolis, embora orássemos pelos irmãos de Cuiabá, de Araçatuba, de Campo Grande e de Corumbá e de outros países. A visita dos irmãos nos mostrou que realmente havia outros neotestamentários. Mesmo que não duvidássemos disso, foi muito bom ter uma prova disso. Como foi bom. Eu gostei demais mesmo.
Essa foi a primeira vez que vi, abracei e falei com o amado irmão Arcelino Paiva. Depois eu fui em Corumbá. Participei de um Retiro no Acampamento da Estação Ferroviária Antônio Maria Coelho. Me recordo que um dos preletores foi o saudoso missionário Martin van Driel. Ali eu revi o irmão vários irmãos, dentre os quais, o irmão Arcelino Paiva.
De lá para cá, pouca foi a nossa convivência, mas muita a sua influência em minha vida. Volta e meia recebíamos seus estudos de profundo estudioso e conhecedor das Escrituras.
Certamente, cada um dos que conviveu com ele, pouco ou muito,  tem muito o que lembrar.
E que ele seja lembrado pela sua vida, pelo seu exemplo e pela sua dedicação à obra missionária de Jesus.
Oramos para que o Senhor possa consolar a cada um dos familiares, dos irmãos e dos amigos... Não tenho dúvidas que, embora alegres por sabermos que nosso irmão já está na glória, certamente também estamos tristes por conta do rompimento dos laços materiais. Todavia, temos a certeza de um reencontro breve no além eterno de Deus. Até esse dia, que Deus nos abençoe e fortaleça. 

Um comentário:

Zigomar disse...

Realmente irmãos Izaías Resplandes! Faço minhas as tuas palavras nesse texto!
Eu senti também um pouco dessa imensa alegria de que você descreve que teve naqueles dias de visitas dos irmãos. Claro que você que era o nosso líder, juntamente com o irmão Erasmo, sentiu muito mais na pele aquela emoção. Me recordo bem, aliás eu sou esse guri que está do lado do irmão Arcelino né? Foi uma honra pra esse grupo de Poxoréu na época!
Deus realmente console o coração desse amado e saudoso irmão que tanto se preocupava com a sã doutrina neotestamentária! Que seus sucessores tenham sempre essa mesma preocupação e que os corações entristecidos pela separação terrena sejam consolados pelo mesmo Senhor que o recolheu!