sábado, 7 de abril de 2012

Criadas para amar, chamadas para servir

A missionária Rosângela Lins de Almeida (foto ao lado) teve a responsabilidade de transmitir o estudo para os NeoJovens Retirantes na tarde de ontem. Segundo ela, desde os treze anos de idade, ela só perdeu dois Retiros, sendo, portanto, uma Retirante Calejada pela experiência nesse tipo de atividades. São mais de trinta anos de envolvimento direto ou indireto.
Neste NeoRetiro de Campo Grande, a missionária iniciou o desenvolvimento do tema, com um enfoque voltado para as mulheres, moças e meninas. Observou que hoje em dia as mulheres são chamadas para quase todas as atividades. Temos até uma mulher - a Presidente Dilma - no mais alto posto de comando do Brasil. Além dela, temos mulheres chamadas para serem Esposas, mães perfeitas, rainhas, administradoras, servas, comerciantes, juizas, solteiras, líderes, pioneiras, ensinadoras, instrutoras, sábias, hospitaleiras, discípulas e "mordomas".
Na tarde de ontem, irmã Rosângela falou sobre as mulheres chamadas para serem esposas. Sua mensagem principal foi a de que: "quem não quer ser esposa, que não se case". Recordou de sua vida. Disse que, quando tinha 15 anos, seu pensamento era ser missionária, mas que também desejava se casar. No entanto, foi bem orientada, no sentido de que não deveria se casar antes de realizar seus outros projetos de estudar, pois, segundo a professora, tanto ela quanto seu primeiro e único namorado Isaías da Silva Almeida tinham planos de se formar para viverem com mais comodidade. O irmão que a orientou disse-lhe que ela seria muito infeliz se cassasse antes de concluir os estudos. E ela esperou e hoje é uma esposa muito feliz ao lado de seu companheiro, com quem já comemorou as Bodas de Pérola.
Dentre os exemplos bíblicos foram citadas Eva, a varoa (Gn 1:27,28; 2:18, 20-25), Rebeca, a esposa de Isaque (Gn 24:1-28, 58-67) e Abigail, a esposa de Nabal - um homem mau e egoísta.  Com a morte dele, veio a ser desposada pelo Rei Davi, a quem, com sua atitude corajosa, impediu de matar Nabal, em vingança por uma afronta recebida (1 Sm 25:23-42).
De acordo com o pensamento de Mattew Henry, colacionado por irmã Rosângela, a mulher foi criada de uma costela do homem, retirada de seu lado, para que fosse sua companheira e pudesse caminhar junto dele; mas também foi tirada abaixo do braço, para que fosse protegida pelo homem.
Concluiu essa primeira parte dizendo que "aquelas que desejarem se tornar esposas, que se preparem adequadamente para isso".

Nenhum comentário: