domingo, 19 de fevereiro de 2012

Memorial dos Trinta


O irmão de camisa listrada de vermelho é o irmão Miné (Hermenegildo, pai dos irmãos Altivo, Sebastião, Edite, Francisco e outros). O irmão Miné partiu para sua morada celestial em grande idade. Na foto central vemos a irmã Maria do Carmo Nascimento (ainda solteira), hoje casada com o Pr. Roque Pereira do Nascimento. À direita, à missionária Rosângela Almeida, com seu filho Luís Roberto às costas. Ela está do outro lado do rio, onde funcionava a cozinha nos primeiros anos.
O campo de futebol ficava ao lado do rio e a cozinha ficava lá do outro lado. O goleiro é o irmão Miné, pai do Altimo Melo. Na primeira foto menor, em pé: Carlos Mazarin, irmão Manoel Paulo, David Decker. Agachados: Reginaldo Brito, Izaias Resplandes, Padilha e Zigomar de Oliveira Silva. Na foto menor do meio, os três em destaque são Elias (pai do Diego e da Damáris), Ademar Soares de Lima e Padilha. Na foto menor da direita, a irmã Benedita e seu filho Téo Aquino, esposo da irmã Adriana Seixas.
Na foto acima, irmão Ken Decker (já na glória), irmão Altivo Melo, irmão Manoel Paulo, irmão Isaías da Silva Almeida (com a corneta), Téo e Leônidas Filho (já falecido). Ao fundo o salão de estudos.
 Esta é a irmandade do bolinha que participou do 1º. Retiro de Poxoréu, em Rio dos Crentes. As mulheres estavam cuidando dos afazeres femininos enquanto os homens se preparavam para uma partida de futebol não competitivo, apenas para o lazer. O trabalho sempre foi bem dividido em Rio dos Crentes. Não sei se dá para entender direito com essa pequena amostra. Todavia, irmãos, as aparências enganam, pois, como já se viu, além de jogar bola, os homens também tocavam corneta nos intervalos. Destaque: só os homens de alta posição, de Coordenador para cima podiam ser corneteiros. Será que era assim?!
Jovens fazendo o devocional: Elias, Izaias, ?, ?, Antônio Joaquim, Padilha, ?, ?. Ainda hoje temos essa prática em Rio dos Crentes. Levantamos às seis horas da manhã para o devocional: leitura da Bíblia e orações.
À frente, Reginaldo Brito. No primeiro banco (feito de paus roliços cortados aqui mesmo, em Rio dos Crentes) estão os irmãos Sebastião dos Santos e Enivaldo Mendes de Sousa (filho de irmão Erasmo e Maria Resplandes de Sousa).
A travessia do rio na pinguela era uma aventura maravilhosa. Alguns chegaram a cair no rio, mas foram socorridos na hora. "O meu socorro vem do Senhor".
Essa foto marcou a visita do irmão Nanao Yamamoto, da Neo de Campo Grande. Junto com ele o irmão Izaias Resplandes de Sousa. Foi no início dos anos oitenta. Acho que foi 1982. Antes do 1º Retiro em Rio dos Crentes. Nanao fez muitas visitas em Poxoréu, pregando o evangelho e ensinou bastante a todos nós daqui. Ainda hoje, Nanao é um dos homens fortes e de valor que nos ensinam em Poxoréu. Seus estudos são muito preciosos. Sempre acompanhado de sua atenciosa e educada esposa, irmã Reni Yamamoto, filha de seu Júlio Alt.
 Aí está o casal Nanao e Reny com o filho Lucas Yamamoto. A placa do possante era AE-2549. Veja-se que eram apenas duas letras.
Na casa de irmão Erasmo, o ponto de chegada em Rio dos Crentes: Roseli Resplandes, Airtom Moraes, Izaias Resplandes, Maria do Carmo Nascimento, Ken Decker e Dominguinhos.


Nenhum comentário: