domingo, 24 de abril de 2011

Os jovens são especiais



23 de Abril de 2010. Retiro de Jovens em Poxoréu, MT. Acampamento Rio dos Crentes. Com a palavra o Pr. Honório Neto (foto ao lado), da Neo de Barão de Melgaço, Pantanal Mato-grossense, o qual destaca o papel que o jovem desempenha dentro da Igreja. Seu ensino tem base bíblica na historia de Daniel, Ananias, Misael e Azarias, quatro jovens judeus de linhagem real, que foram selecionados e levados de Jerusalém para a Babilônia pelo Imperador Nabucodonosor, após a vitória deste sobre Jeoaquim, rei de Judá, ocorrida no ano de 605, a.C..
É de observar que, antes de levar os jovens, Nabucodonosor já havia retirados os bens materiais de seus pais. Mas, não satisfeito, desejou também aos seus filhos mais ilustres. É certo que esse Imperador é figura de Satanás e essa é uma de suas ações mais típicas. Falando dele, Nosso Senhor disse que ele é um ladrão, “o qual vem para roubar, matar e destruir” (Jo 10:10). Ele é astuto como a serpente e vai fechando o cerco até que sua vítima não tenha mais saída.
O jovem deve estar alerta. O apóstolo Pedro recomenda: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5:8).
Quantos jovens não têm sido levados para o cativeiro e estão servindo ao Maligno, mentindo, enganando aos pais, roubando, furtando e se envolvendo com tudo o que não presta. Certa vez o Senhor disse a alguns judeus que tinha crido nele que eles eram filhos do Diabo e que em seus corações desejavam fazer-lhe a vontade, porque as suas ações apontavam nessa direção. Jesus discutiu a questão do ser filho de Deus, representado pela figura de Abraão, dizendo-lhes que se fosses filhos dele, fariam as suas obras (Jo 8:31-44).
É pelo fruto que se conhece a árvore; pelas obras que se conhece o pai de alguém, porque o filho busca fazer as mesmas obras de seu pai (Lc 6:44).
Satanás não anda à caça de seus próprios filhos. Desde o início ele persegue os filhos de Deus. Começou por Eva e prosseguiu com o seu propósito de enganar os escolhidos ao longo dos séculos (Mt 24:24). Ele deseja os melhores jovens, os mais inteligentes, os mais dinâmicos, os mais fortes, os mais ativos. Se conseguir dominar os cabeças, domina a todos os demais. Essa é a sua estratégia. Quando o povo vir os seus líderes sendo derrotados, então se desanimará de todo.
Uma das primeiras providências de Nabucodonosor foi mudar os nomes dos jovens líderes. Ele chamou Daniel de Beltessazar. Bel era um dos deuses do imperador. O nome de Daniel significava “Deus é o meu juiz”. Agora passava a ser uma invocação a uma divindade que lhe era estranha. E o mesmo aconteceu com os demais. Assim também acontece com os jovens que hoje são capturados pelo príncipe das trevas. São apelidados pelos nomes mais feios e horrendos, muitas vezes tatuados em seus corpos, numa clara homenagem ao mal.
Todavia, jovens... Nós somos o que deseja de nós. Somos embaixadores do rei; somos as lideranças do Senhor para a salvação dos perdidos; somos os filhos de Deus e não aquilo que o inimigo quer que sejamos. Portanto, sejamos fortes e resistamos ao maligno, para que ele nos deixe em paz (Tg 4:7).
O jovem deve conhecer e reconhecer as suas fraquezas. Sejam elas o sexo, as drogas, as bebidas, os jogos, o fumo... Sabendo o que nos prejudica, devemos evitar a contaminação. Aqueles quatro jovens levados para o cativeiro tiveram uma atitude de força diante do inimigo. Eles não se contaminaram com suas comidas e bebidas. O rei mandara que lhes fossem servidos os seus mais finos manjares, mas eles pediram que se lhes desse o mais simples de tudo. E Deus os abençoou, de sorte que ficaram bem apresentáveis. O inimigo nos oferece o que ele tem de melhor para nos prender. As primeiras drogas normalmente são gratuitas e depois de dominados, os jovens entregam tudo o que tem e até o que não tem para adquiri-las. Pronto! Já estão corrompidos e o que lhes espera e a miséria, o sofrimento e a morte.
Jovens, não se deixem contaminar. Fujam dessas coisas. Sujeitem-se a Deus. Envolvam-se com as coisas de Deus. Ele lhes dará a força e a vitória. As dificuldades devem ser enfrentadas na força e no espírito de Deus e não de outra forma. Deus nos protegerá se buscarmos o seu socorro e a sua proteção.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará (Sl 37:5).

Nenhum comentário: