sexta-feira, 22 de abril de 2011

As duas faces da vida

Missionário Ademar Soares de Lima



Vinte e dois de abril. Data do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Jovens neotestamentários continuam acampados em Poxoréu, MT para o estudo da Bíblia Sagrada. Dos três estudos programados para hoje, a primeira abordagem cabe ao Missionário da UMNT em Tangará da Serra Ademar Soares de Lima. O tema: “As duas faces da vida” segundo o modelo de Jesus Cristo.
O jovem Ricardo Resplandes (foto ao lado) dirigiu a reunião.

O Senhor, como todos os homens possuía duas naturezas:a humana e a espiritual. No caso dele, a última sempre preponderou. Ainda que fosse formoso e gracioso de palavras (Sl 45:2; Lc 4:22) ele não fez disso o fio condutor de sua vida. Sua Palavra não consistia em persuasão humana, mas em sabedoria, autoridade e poder. Ele sabia do que falava e de como devia falar. De forma que sua natureza humana sempre sucumbiu à sua disposição espiritual. As riquezas do mundo, as comidas, os reinos, as glórias... Nada disso o encantou. Sua disposição era fazer a vontade do Pai e glorificá-lo com sua vida e suas ações, servindo de modelo para todos nós.
Se buscarmos de todo o nosso coração fazer a vontade do Pai, como Jesus fez, nós também seremos vitoriosos e teremos a ajuda necessária para vencermos o maligno.
As duas naturezas podem ser também visualizadas nas vidas de Caim e Abel. Caim, o agricultor e Abel, o pastor de ovelhas ofereceram um sacrifício a Deus. Ofereceram do melhor que tinham. Ocorre que o verdadeiro sacrifício não está na oferta, mas no propósito da vida. Caim era um homem carnal. Não estava desejoso de servir a Deus, mas de ser visto e aplaudido em suas ações. Não procurou saber os motivos da recusa de sua oferta. Antes, pelo contrário, encheu seu coração de inveja, de ódio e de rancor contra o seu irmão, tão somente porque ele soube como agradar a Deus. Caim era um homem sem visão espiritual. Ele é ensinado por Deus para fazer as coisas de modo correto. Diz o Senhor: “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Bastaria que ele fizesse a oferta que Deus queria. Mas ele preferiu fazer a coisa errada e pecou; e matou seu irmão. Que tristeza! Ele se deixou dominar pelo seu desejo carnal, quando a orientação era no sentido de que ele dominasse.
Assim acontece com muitos e muitos.

Ao invés de seguir os passos de Jesus, dominando a carne e andando no espírito, a maioria prefere fazer a coisa errada. Prefere achar que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Essa é uma das grandes diferenças entre aqueles que andam no espírito e aqueles que caminham por seus desejos, deleites e prazeres. Para os primeiros, tudo, mas tudo mesmo tem a ver com o seu modo de viver, enquanto que para os demais, cada coisa é cada coisa.
É uma pena que isso esteja acontecendo dessa forma, porque muitos estão indo para o inferno simplesmente porque não conhecem e não dominam as suas duas naturezas.

Um comentário:

Ivon Silva disse...

Como é bom ler um ensino que nos aproxima das verdades do dia a dia, e orienta o leitor a ser cuidadoso com suas decisões, buscando compreender e aplicar verdades espirituais necessárias na vida do cristão.