sábado, 5 de março de 2011

Homens e mulheres de valor

Tomando o exemplo de Barnabé, “homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé”, o missionário Isaías da Silva Almeida, na tarde de hoje – 05/03/2011, sábado – deu início à exploração do tema “Homens e Mulheres de Valor”. Segundo o irmão, esse homem é um modelo para ser seguido em nossos dias. Para ele, o trabalho do Senhor estava em primeiro lugar. Ele possuía uma grande propriedade e decidiu vendê-la e entregar o valor aos apóstolos para que fosse aplicado na obra de Deus. Vários irmãos têm imitado Barnabé. Isso é muito importante. É esse tipo de homem que a UMNT está precisando. Todavia, alertou, somente se deve fazer isso quando tiver consciência do que está fazendo, quando entender que é isso mesmo o que deseja, para que não se arrependa depois.

O nome “Barnabé” significa “filho da exortação”. Exortar é aconselhar, incentivar, repreender com benevolência. Às vezes, o conselho que nós damos não é bem recebido; o irmão não compreende que nós só estamos querendo ajudar; mas, com o tempo o irmão vai compreender, principalmente quando as coisas começarem a dar certo. Devemos dar lugar. É de ver que Deus fala conosco por meio dos irmãos e também deseja nos utilizar para falar com os demais. E não somente para falar, mas também para ajudá-los na caminhada.

A carga de um homem que deseja servir a Deus, que deseja ser utilizado por ele, não é fácil de carregar. Às vezes precisamos de ajuda, mas somos orgulhosos demais para admitir que precisamos de ajuda. Não aceitamos a admoestação, a exortação, o apoio... Queremos seguir sozinho. E aí fracassamos.

O sogro de Moisés aconselhou que Moisés escolhesse homens de valor para ajudá-lo na condução do povo de Deus. E Moisés assim o fez.

Epafrodito foi um dos homens que Deus usou para ajudar a Paulo no cumprimento de sua missão junto aos gentios. Foi um irmão fiel, que não fez caso da própria vida para suprir o missionário Paulo, de forma que nada lhe faltasse.

A partir desses exemplos, o missionário Isaías perguntou se temos homens como esses na Igreja Neotestamentária. E o povo respondeu: temos! E foi completado: podemos não ter muitos, mas temos. Com certeza, pela graça de Deus, nós temos irmãos assim. E como exemplo citou o casal Lígia e Josias (foto abaixo), da Igreja de Corumbá, MS, os quais não apenas trouxeram o missionário Genaro Moreno e sua filha Noemi desde aquela cidade até aqui em Poxoréu, mas estão cuidando deles em todos os momentos para que os mesmos possam ser supridos em suas necessidades.

Lembrou também de Priscila e Áquila, um casal de cooperadores neotestamentários do primeiro século, os quais mantinham um trabalho em sua casa. Deus abençoa esse tipo de pessoas. Precisamos ter a coragem de abrir a nossa casa como porta para o Evangelho. A maior parte das Igrejas Neotestamentárias de Mato Grosso foi iniciada através do trabalho nas casas dos irmãos.

Esses são exemplos a serem seguidos. Que possamos ser homens e mulheres de valor como esses têm sido e que possamos servir como instrumentos para a expansão da obra de Deus.

Nenhum comentário: