segunda-feira, 13 de julho de 2009

É pecado amar a mim mesmo?

Ao se referir aos dois grandes mandamentos para o povo de Deus, Jesus disse que o primeiro consiste em amar a Deus sobre tudo e todos e o segundo, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Mt 22:34-38.
A medida de amor que tenho por mim é a que devo usar em relação ao meu próximo. Se fosse pecado amar a mim mesmo, como Deus me mandaria amar ao meu próximo desse jeito? E como ficaria a regra do discipulado instituída por Jesus no novo mandamento por ele estabelecido aos seus, para que nos amemos mutuamente? Jo 13:34-35.
Pecado seria eu amar apenas a mim mesmo, de forma egoísta, desprezando ao meu próximo. Pensar no outro e fazer por ele é a fórmula a ser desenvolvida pelo discípulo para que assim seja considerado. Mas é claro que eu sou o ponto de partida, a medida é o meu amor por mim. Como poderei convencer que gosto de alguém, se nem de mim mesmo eu gosto? Isso seria incompreensível. João escreve algo a respeito dizendo que engana a si mesmo aquele diz amar a Deus, mas odeia ao seu irmão. E explica dizendo que se alguém não é capaz de amar àquele que vê, como pode amar o que não vê? 1 Jo 4:20.

Leia mais em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1698029.

Nenhum comentário: