domingo, 8 de junho de 2008

O segundo nascimento

Crianças buscando o conhecimento no Acampamento de Poxoréu, MT

Introdução. Salvo as exceções científicas decorrentes da fertilização artificial e outros processos similares, todos nós chegamos a este mundo por meio de um processo de fecundação natural, resultante do relacionamento entre um homem e uma mulher. A Bíblia, contudo, registra as palavras de Jesus, destacando a necessidade de um segundo nascimento para que uma pessoa possa ver ou entrar no reino de Deus (Jo 3:3, 5). Objetivamos falar um pouco a respeito dessa temática, dada a importância de tal conhecimento em relação ao futuro de cada um de nós na eternidade, o qual poderá ser no reino dos céus, em uma das moradas que Jesus foi preparar para os seus discípulos, ou no eterno lago que arde com fogo e enxofre e que equivale à segunda morte (Jo 14:1-3; Ap 21:8).

1. A necessidade de conhecimento. A conversa de Jesus com o mestre Nicodemos tem um desfecho desagradável para aquele juiz, membro da mais alta Corte de Justiça israelense, o Sinédrio – composto de pessoas com notável conhecimento a respeito das leis regentes e vigentes naquele Estado teológico.
Nicodemos demonstra não possuir grandes conhecimentos no que concerne às coisas espirituais e sofre as críticas de Jesus por conta disso (Jo 3:10-12). Em síntese, Jesus enfatizou a necessidade de se ter o conhecimento para que possamos dizer alguma coisa. É condenável a prática daqueles que desejam falar sem o devido preparo, sem a pesquisa, sem o estudo, sem a necessária fundamentação teórico-prática.
Aliás, essa não foi a única vez que Jesus enfatizou a necessidade de conhecer. Em outra oportunidade, quando explicava a sua missão salvífica, Jesus destacou que aos seus ouvintes que eles não eram capazes de ouvir, ver e reter a Palavra de Deus, porque não a examinavam e, portanto, não a conheciam (Jo 5:39). O mesmo destaque foi feito quando Ele respondeu à pergunta dos saduceus em relação à mulher que tivera sete maridos antes de morrer. Eles queriam saber de quem ela seria esposa na eternidade. Jesus disse-lhes que eles erravam porque não conheciam as Escrituras (Mt 22:29).
Todo aquele que deseja tomar qualquer decisão, precisa ter conhecimento. Paulo chamou a atenção de Timóteo para que procurasse apresentar-se com obreiro aprovado, que não viesse a se envergonhar por falta de capacidade para manejar a Palavra da Verdade (2 Tm 2:15).
E, finalmente, todos nós somos convocados pelo apóstolo Pedro para buscar o crescimento no conhecimento da Palavra que testifica a respeito de Jesus (2 Pe 3:18).

2. O conhecimento reforça a fé. Diz a Bíblia que a fé é a certeza das coisas que se esperam. A convicção dos fatos que se não vêem (Hb 11:1). De fato, não precisamos de fé para ter certeza em relação às coisas já materializadas e já acontecidas. Mas, o conhecimento dessas coisas pode nos servir de fundamento para que venhamos crer naquelas que ainda são colocadas como hipótese e que ainda estão por vir.
Observando a quantidade de profecias que já foram cumpridas, temos fortes indícios de que aquelas que ainda não se concretizaram, também vão se realizar. Diz a Bíblia que as coisas terrenas são sombras das espirituais (Mt 24:33; Cl 2:17; Hb 8:5). Nesse sentido, devemos procurar o conhecimento das coisas que já estão reveladas na criação e, inclusive, utilizá-lo em nosso favor. Na medida em que formos fazendo isso, vamos igualmente crescendo em maturidade espiritual, porque vamos compreendendo melhor as coisas de Deus (Dt 29:29).
A fé é necessária para produzir a salvação da pessoa. Jesus disse que aquele que ouvisse a sua palavra e cresse naquele que O enviou, teria a vida eterna (Jo 5:24). Paulo acrescenta a esta reflexão uma pergunta: “Como crerão naquele de quem nada ouviram?” (Rm 10:14). Destaca-se, desta forma, a necessidade do ouvir para se obter a fé necessária. Esse é o ouvir com entendimento, é o ouvir do conhecimento que leva a pessoa a uma atitude positiva ou negativa em relação a um determinado fato.

Conclusão. A vida eterna está à disposição de todo aquele que crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e que, crendo nisto, O receba como seu Senhor e Salvador. É a esta mudança de atitude em relação ao Filho Unigênito de Deus, que nós chamamos de novo nascimento, o qual tem como conseqüência a adoção de novas posturas de vida.
Além disso, é de destacar que a mudança operada na vida de uma pessoa é de tal ordem que ele realmente é reconhecido como uma nova criatura (2 Co 5:17).
Portanto, meus queridos, se queres realmente ser uma pessoa de sucesso, feliz e correta em seus procedimentos e atitudes, persiga o conhecimento da verdade. Jesus disse que um dia haveríamos de conhecer a verdade e então seríamos libertos (Jo 8:32). A verdade está revelada na Palavra de Deus e feliz será o homem que conhece-la (Sl 1:1-3).
Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: