domingo, 19 de agosto de 2007

A SELEÇÃO DO SONHO DA VIDA

Izaias Resplandes[i]

É próprio do homem o desejo de ter uma vida de sucesso e plena de grandes realizações. Nós fomos criados para o propósito de “crescer”, “dominar” e “encher” a terra com nossas ações. É de entender a expressão “terra” em contraposição com “céus”, ou seja, é tudo o que não é firmamento. Nesse sentido, a compreensão é de que o homem foi criado para “encher” e “dominar” toda a porção física do universo[ii].
Imprópria e falsa é a declaração de vontade desassociada de ações que possam torná-la uma realidade. O querer traz implícito o realizar. Aquele que realmente quer deve ser alguém que está disposto a fazer. Ou se quer e faz ou de vez se não quer. As duas idéias são antagônicas. Não serve o ficar em cima do muro. O que age dessa forma, não granjeia a confiança dos demais. É de notar que, a fim de conseguir transmitir confiabilidade, algumas pessoas têm o péssimo hábito de ficar prometendo e jurando por Deus e tudo o que é santo, de que aquilo que está dizendo é a verdade. Nada soa mais falso do que esse juramento[iii].
“Ah, o meu sonho é ser um médico!” – diz alguém. “Já o meu desejo é ser um missionário” – diz outro. Para ambos eu diria: Que maravilha! E o que é que cada um de vocês tem feito para tornar esse sonho uma realidade?
Um sonho? Sim! É preciso ter sonhos, desejos, ambições. Eles serão os nossos pontos de partida. Mas não se pode ficar simplesmente sonhando o tempo todo. É preciso ter os pés no chão. Somos conquistadores e não meros sonhadores. Dentre os diversos sonhos e desejos do coração, deveremos eleger um em especial, o sonho de nossa vida, um ao qual envidaremos todos os nossos esforços para torná-lo uma realidade, um que não poderemos morrer feliz sem tê-lo realizado. Deve ser algo de que não nos envergonharemos em levar ao conhecimento das pessoas e, principalmente à presença de Deus em nossas orações, pedindo-lhe para ajudar-nos a alcançá-lo, haja vista que somente com as bênçãos dele poderemos atingir os bons objetivos, os bons desejos e os bons sonhos[iv].
Durante esse processo de consulta, não se pode olvidar de que o Senhor fala conosco de muitas maneiras. Além de sua Palavra Direta, Ele também pode se utilizar de pessoas conhecidas ou estranhas, crentes ou não e até mesmo de animais ou situações. Um bom exemplo é a história de Balaão[v].
Devemos estar atentos para a orientação feita através da Palavra, dos irmãos, dos parentes, dos amigos e até dos desconhecidos e de acontecimentos inusitados. Não há que ter pressa na decisão a ser tomada. Devemos pensar bem no que queremos e ver se o decidido é realmente a melhor escolha, para que não ocorra de ficarmos andando de um lado para outro, indo e voltando, começando tantas coisas diferentes sem concluir nenhuma[vi].
Por outro lado, o fato de escolhermos algo para realizar, não quer dizer que não possamos fazer outras escolhas. É certo que poderemos realizar muitos de nossos sonhos e fazer muitas coisas boas em nossa vida, mas cada coisa deve ser feita ao seu tempo. É preciso ter ciência de que nós não teremos condições de fazer tudo o que desejamos de uma só vez. E, se não fizermos uma seleção daquilo que é o mais importante, se não estabelecermos uma escala de valores e de prioridades, cairemos no chamado “desespero de Marta”, entraremos em depressão e conheceremos o fracasso[vii].
É preciso ter em mente que a orientação divina é clara. Não há dúvidas quando o Senhor fala[viii]. Se, mesmo ante as primeiras orientações, não conseguirmos fechar a nossa escolha é melhor não avançarmos. Não se devem correr riscos desnecessários. O bom conselho é para que voltemos à oração e aos instrumentos divinos de esclarecimento (a Palavra, os irmãos, os amigos, os filhos, etc.). Isso deve ser feito até que tenhamos plena convicção de que estamos no caminho certo. Não nos esqueçamos de que existe um tempo certo para todos os nossos propósitos[ix].
Esse deve ser o nosso primeiro norte, que culminará com a escolha decisiva do sonho que ocupará senão toda, pelo menos a maior parte de nossa vida e que será desenvolvido segundo um criterioso projeto a ser elaborado pelo conquistador do grande e maravilhoso mundo de Deus.

[i] Izaias Resplandes de Sousa é membro da Igreja Neotestamentária de Poxoréu, MT. É professor em Poxoréu, MT e acadêmico de Direito em Primavera do Leste, MT.
[ii] Gn 1:27-28
[iii] Tg 5:12; Ap 3:16
[iv] Sl 38:9; Rm 7:18; Fp 2:13
[v] Nm 21:1-34; Cf. Hb 1:1-2.
[vi] Ef 4:14
[vii] Lc 10:40
[viii] 1 Co 14:33; Tg 3:16
[ix] Ec 3:1-7

Nenhum comentário: