sábado, 9 de junho de 2007

Música cristã contemporânea - músicos

Muitas vezes o problema com a música não é necessariamente a música, mas sim os músicos. Muito deles não tem experimentado uma verdadeira conversão e tudo o que ela implica. Verdadeira conversão implica transformação de vida - não mais eu, mas Cristo em mim.
Romanos 6:13 – "Nem tão pouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça."
Quem são?
Na Bíblia, a música era um ministério exercido por um grupo especial de homens, os levitas. Homens que passavam por um ritual de purificação (Números 8:5,6,14), grupo separado por Deus para o serviço no templo. Hoje, ela também deve seguir uma ordem na igreja e ter homens e mulheres que honrem o Nome do Senhor.
1. Não deve ser só um uso do dom natural
A música na igreja deve ser vista como um dom natural, dado por Deus, para uso no serviço da igreja. Os irmãos nesse ministério também devem estar purificados. "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Rom 12:1.
2. Deve haver verdadeiro temor ao Senhor
Quando não há o temor do Senhor no serviço, o Senhor exerce sua justiça na vida daquele que o desagradar. Vimos isso na vida de Uzá, que, ao estender a mão e tocar na arca, foi fulminado pela ira do Senhor (I Crônicas 13:11); e também nas vidas de Abiú e Nadabe, filhos de Arão, que, ao realizar a obra do Senhor displicentemente, também foram mortos.
3. O ministério deve ser levado a sério
Em 2 Crônicas 8:14,15, havia ordem no ministério e era um compromisso assumido diante de Deus. Portanto, deve ser exercido por irmãos que tenham compromisso sério com Deus, que não estão lá só quando vão tocar no culto, mas em todas as reuniões da igreja, quando estarão aprendendo mais acerca de Deus, a Quem desejam servir e louvar, demonstrando levar a sério a vida com Deus, crescendo espiritualmente e no ministério.
4. Deve haver preparo.
Em 1 Crônicas 9:33, diz-se que os cantores estavam isentos de outros serviços porque "de dia e de noite estava a seu cargo ocuparem-se naquela obra." Quantas vezes temos deixado o resto do nosso tempo para ensaiar, dando só o que sobrar para o Senhor. Não nos preparamos em oração, não dedicamos o nosso serviço ao Senhor. Ml 1:8,9 fala daquele que sacrifica o resto para o Senhor. E nós? O que temos ofertado?
5. É essencial para quem quer participar desse ministério:
a) Ter compromisso diário com Deus, por meio da Bíblia e da oração (Sl. 25:14 – "O segredo do Senhor é para os que o temem; ele lhes fará saber a sua aliança.")
b) Ter um bom testemunho de vida em casa, escola, trabalho (Lv. 20:7 – "Portanto, santificai-vos, e sede santos, porque eu sou o Senhor vosso Deus.")
c) Ser constante e fiel na igreja (Sl. 122 – "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.")
d) Ser submisso ao Espírito Santo e não ao seu gosto pessoal (1 Ts. 5:16-23)
e) O exterior, seu modo de vestir e de se comportar, deve refletir "a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus" (1 Pd. 3:4). Tudo deve ser feito com decência e ordem (1 Co. 14:40). Nossa maneira de ser e nossa roupa não devem desviar a atenção e a glória ao nosso Rei Jesus.
PARA LEMBRAR:
Deus é o centro, o destaque, a razão do louvor – Isaías 42:8, ele não reparte a sua glória com ninguém. Quantos há por aí, louvando a si mesmos, seu próprio dom, seu gosto musical e até seu carisma. Fazem shows por aí, em que fartos cachês são cobrados, são tratados como ÍDOLOS!! Isso mesmo. Neles, ouvem-se até o público exaltar os mesmos com gritos do tipo: "ô ...... cadê você? Eu vim aqui só pra te ver????" E os músicos e suas bandas aceitando esses louvores. Esquecendo que "o louvor, e a glória, e a sabedoria, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém". Ap. 7:12.
Tudo isso desvia a glória devida a nosso Deus, que é digno de todo louvor, Deus Santo, Eterno, Soberano, Criador de todas as coisas, Fiel, Misericordioso, Salvador, Onipotente, Bondoso, Amoroso, Perdoador, e Temível.
Nada nem ninguém podem tirar a glória que Lhe é devida. Nem nossas vozes, nem nosso dom, nem nossas roupas devem.
O papel dos músicos na igreja deve ser o de levar a congregação à adoração (culto, reverência, veneração). Na Bíblia, levavam os adoradores a prostrar-se com o rosto em terra (Gn.17:3), em profundo respeito e humildade.
Por fim, Paulo nos adverte na carta aos Fp. 2:15,16: "para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão."

Ester T. Y. Rees
Baseado em partes de estudos publicados no site: www.solascriptura-tt.org

Nenhum comentário: